terça-feira, 16 de outubro de 2012

Massa com courgette e acelga - BC Comer Bem Para Viver Melhor

Assim que tive conhecimento desta Blogagem Coletiva, uma iniciativa conjunta da Josy(Cozinhando com Josy), da Margarida (Tachos Vs Panelas), da Ana Cláudia (Ana Cláudia na Cozinha) e da Katy (Ajustando as Velas), não pensei duas vezes em participar porque acho importante e defendo a divulgação da alimentação saudável, porque por mais que se debata, se escreva, se ouça sobre este assunto, cada vez mais se alastram as doenças causadas pelos maus hábitos alimentares. É muito difícil, hoje em dia, com a oferta aliciante de alimentos industrializados carregados de açúcar, gordura trans e outras substâncias maléficas manter o peso e a saúde ideais. E educar as crianças no meio desta parafernália colorida e açucarada, não é tarefa fácil. Por isso, dou os meus parabéns às organizadoras e participo com todo o prazer. Mais detalhes em como participar aqui.


O legume escolhido para o mês de outubro foi a courgette ou abobrinha(no Brasil). Há alguns anos não era muito frequente o uso deste legume cá em  Portugal, só se encontrava as courgettes em grandes superfícies e com um preço nada simpático. Hoje em dia, e ainda bem, o seu uso popularizou-se e em qualquer horta, feira e supermercados se encontra facilmente. Na horta dos meus pais, durante o verão a produção de courgettes é enorme e alguns exemplares não são nada abobrinhas, ficam gigantescos e utilizo-os para fazer sopa ou bolos. O ideal, para estufar ou rechear é quando estão verdes e tenrinhas. 
O meu jantar de hoje foi feito através desta deliciosa e prática receita da Sandra, do Papacapim. A courgette é a estrela principal e foi uma das refeições mais rápidas e deliciosas que comi nos últimos tempos. A receita original pede espinafres, que eu não tinha e substituí por acelga. A conselho da Sandra, servi com grão de bico para conseguir uma refeição completa(cereal+leguminosa) e polvilhei com o parmesão vegano que tenho sempre pronto para usar, guardado num frasco e cuja receita já publiquei aqui.


Segui a receita da Sandra à risca, apenas usei a acelga em vez do espinafre, portanto aconselho a visitarem o Papacapim aqui para visualizarem a receita e as ótimas dicas para cozinharem massa na perfeição.

Receitas com courgette já publicadas por aqui:
Palitos de courgette com pasta de beringela e tomate
Bolo de courgette e cacau
Bolo de courgette, chocolate e avelãs
Bolo de courgette e alfarroba

Pastéis de courgette da Ameixa Seca
 No próximo dia 18 cá estarei para publicar uma receita com banana, o fruto escolhido para este mês.

5 comentários:

  1. Acelga nunca comi mas a massa com courgette é frequente na minha cozinha. Gosto muito.
    Bjs
    Rosario

    come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Dona Lina, forte e firme no vegetarianismo! :)
    Achei um piadão àquele post "Nem peixe?" (rs), realmente por que será que tantas pessoas acham que basta não comer carne para ser vegetariano? Pobres peixes.
    Pois é, eu aindo continuo a "pecar", de vez em quando. Gostava de ser mais forte... Torna-se mais complicado qdo não somos só nós a cozinhar, mas lá chegarei.
    Acho que cheguei em boa hora aqui, pq ontem fiz sopa de espinafres e separei parte do molho, ainda está ali à minha espera... acho que vou levar daqui inspiração. :)
    Tb sigo o Papacapim, embora ultimamente tenha andado arredada de todos os blogues. Vi o título dessa postagem sobre massas mas ainda não fui ler. De vez em qdo tomo o chá de sumiço, mas agora estou na fase do retorno. Vamos ver.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Que ideia tão gira essa de publicar receitas com um legume diferente todos os meses! Toda a gente pode participar? Estou à espera do próximo mês para ver que legume vão anunciar :)

    ResponderEliminar

  4. Obrigada, Lina:

    http://aclaudianacozinha.blogspot.pt/2012/10/massa-conchinhas-com-espinafres.html

    :)

    ResponderEliminar
  5. O macarrão deve ter ficado ótimo com acelga verde e grão de bico. Agora no outono as folhas verdes voltaram e vou passar os próximos meses comendo clorofila:)

    ResponderEliminar