sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Bolo de abóbora

Parece que o Outono se instalou definitivamente e estamos a aproximar-mo-nos rapidamente do Inverno. A hora já mudou, os dias estão a ficar cada vez mais pequenos e as noites a crescer. Parece um cenário triste, mas procuro ver sempre o lado positivo de tudo, é o meu feitio...Nestes dias gosto de dedicar um pouco mais de atenção à minha casa, à decoração, mudar uns objectos de lugar, pois com os dias frenéticos do Verão tudo fica um pouco abandonado. Ler um bom livro ou ver um bom filme na televisão enrolada numa mantinha (com companhia, ainda melhor!), desenhar e brincar com a minha filha, fazer malha ou crochet, e é claro, cozinhar são actividades que gosto ainda mais de fazer nesta época. Como vêem nem tudo é aborrecido...
E para levantar mais os ânimos trago-vos este bolo de abóbora, que já fiz há algum tempo, com a abóbora que restou desta receita. Ficou tão bom e fofinho, que merece ser repetido, ainda mais que estamos em tempo de abóboras, outra coisa boa do Outono! 
Ingredientes:
1 chávena(chá) de abóbora ralada
4 ovos biológicos
1/2 chávena(chá) de óleo de amendoim (ou outro à escolha)
2 chávenas(chá) de farinha de trigo
1 chávena(chá) de açúcar
1 colher(sopa) de fermento em pó
Preparação:
Junte a abobóra, os ovos e o óleo e bata no liquidificador ou com a varinha mágica, que foi o que usei. Deite essa mistura numa vasilha e misture o açúcar, a farinha e o fermento. Leve a cozer em forno 170ºC por mais ou menos 30 minutos. Teste com o palito.
Eu reguei o bolo, ainda quente, com uma calda de chocolate, feita rapidamente com: 2 colheres de sopa de cacau em pó, 1 colher de sopa de leite, 1/2 colher sopa de manteiga que misturei e levei ao microondas por 1 minuto.
A abóbora vai reinar este fim de semana cá na cozinha, porque quero realizar a minha participação para este passatempo original que a Carla criou no blog o Meu Tempero e ainda quero fazer este antepasto da Neide, do blog Come-se. Será que vou conseguir? Ondas de pensamentos positivos aceitam-se!

14 comentários:

  1. Lina tudo o que leva abpbora me deixa a chorar, que raiva aqui eu não encontar.....

    Ficou lindo e seu sabor deve ter ficado um sonho.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ficou mesmo lindo Lina, que delícia!

    Beijinho e bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
  3. Maravilhoso! Adoro doces com abóbora!

    ResponderEliminar
  4. Ora ora!! Lina minha querida se vc vai conseguir?? Mas é claro que vai, como vc mesma disse o tempo está a seu favor, e a sua forma de pensar é uma característica sua que admiro, vê sempre o lado positivo das coisas, transformando coisas que a incomodam em tarefas gostosas, como vc disse, fazer um crochet, ler um livro, assisitir um bom filme, brincar com a pequena e fazer mais uma receita deliciosa como essa. A abóbora é realmente uma delicia e o bolo ficou lindo. O passatempo e o antepasto que deseja fazer, com certeza vc vai tirar de letra..vou aguardar ansiosamente. Bjos um ótimo final de semana

    ResponderEliminar
  5. Concordo ctg, O Outono tb tem uma parte boa. Eu até noto em mim, fico com mais vontade de estar em casa e fazermos por aqui coisas giras para nos distrairmos da chuva e do frio que está lá fora. O teu bolo ficou 5 estrelas. bjs

    ResponderEliminar
  6. Que bom esse bolinho! Nem tudo é mau nesta altura, há as abóboras, as castanhas, dedicação à cozinha, mantinhas e filmes, chás e bolinhos.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Ficou mesmo lindo o teu bolinho Lina e como deve estar delicioso...

    beijinhos e bom resto de fim de semana!

    ResponderEliminar
  8. AI AMIGUINHA ...
    SERÁ POSSIVEL QUE SÓ FAZES COISAS BOAS QUE NOS DEIXAM A BABAR PARA O TECLADO CADA VEZ QUE SE VEM AO TEU BLOG???
    ACHO QUE ENGORDO SÓ DE COMER COM OS OLHOS... EHEHEHEH
    BERIJOCAS GRANDES

    ResponderEliminar
  9. Está bem lindo tem uma cor e um miolo que apetecem "levar-te" a fatia.
    Um beijinho e um bom Domingo.

    ResponderEliminar
  10. Um bolo que ficou lindo, é delicioso e com esse toque bem caseirinho , da simplicidade que deixa tudo melhor...Adorei!

    beijos,lindo domingo e nova semana! chica

    ResponderEliminar
  11. Nunca comi bolo de abóbora e esse está com um aspecto óptimo! Tenho uma abóbora na despensa e amanhã vou experimentar. Fiquei com vontade!

    Bjs

    ResponderEliminar
  12. desculpem o meu português nao è muito bom ! Mas gostava de saber se a sua chávena(chá) de abóbora ralada era crua ao nao... obrigada pela informaçao e sobretudo pela partilha de suas lindas e gustosas receitas de culinaria !!!
    Boa continuaçao !
    Aletria em França

    ResponderEliminar
  13. Olá,Aletria!Bem vinda ao Aroma de Café. Obrigada pelo comentário amável. Volte sempre que quiser. Quanto à abóbora, utilizei a polpa crua e ralada.
    Beijinhos

    ResponderEliminar