segunda-feira, 10 de outubro de 2011

# 10 Segunda sem carne

Dez segundas sem carne é um óptimo motivo para comemorar! E foi o que fiz, ao jantar, saboreando uma deliciosa Massa do Mar. Foi bom lembrar os saudosos dias de praia, nas férias, e até o calor que se tem sentido ultimamente, ajudou a compor o cenário. Esta combinação de ingredientes ficou maravilhosa, o tofú de algas, que vi pela primeira vez aqui no blogue da Rute, recorda vagamente o gosto do atum, mas sem ser oleoso, também fiquei super fã! Para potenciar o sabor juntei algas marinhas, Wakame. Um verdadeiro manjar rico em minerais, totalmente vegetal, fácil de fazer, de comer e de digerir!

Ingredientes(para 1 pessoa):
Uma porção de talharim biológico(ou outra massa a gosto).conchinhas também ficava lindo!
Cerca de 10 grs de alga Wakame (incha bastante ao ser demolhada)
125 grs de tofú com algas
1/2 cenoura em fios
1 cebola pequena
1 dente de alho
1 colher(sobremesa) de sementes de sésamo
Azeite, sal, molho de soja, pimenta preta
Preparação:
Coloque a alga para demolhar em água temperada com molho de soja por 20 minutos. Leve a massa à cozer em água abundante, temperada com sal e azeite, até fical al dente. Entretanto coloque uma frigideira anti aderente ao lume com um fio de azeite. Acrescente a cebola cortada em meias luas finas e o dente de alho bem picado. Deixe murchar. Junte a cenoura e as algas escorridas, cortadas aos pedaços tendo o cuidado de dispensar o veio duro que algumas contém.  Juntar o tofú aos pedaços. Temperar com molho de soja e pimenta preta. Juntar a massa e misturar bem. Na hora de servir polvilhar com as sementes de sésamo. Eu acompanhei com grelos de nabo cozidos.

5 comentários:

  1. Nossa Lina, nem notei que já é a décima postagem, como passou rápidinho, e que deliciosa deve ter ficado essa sua refeição, eu particularmente gosto de algas em especial a Wakame, comi na casa de uma amiga um prato chamado Sunomono, é´um vinagrete com pepino e algas, gostoso. Seu prato com esse massinha ficou lindo, semana que vem vou comprar tofú e tentar adicioná-lo a minha alimentação, conforme vc explicou, bem temperadinho né? Parabéns pela 10º postagem amiga. Bjocas querida uma ótima semana

    ResponderEliminar
  2. LINA QUERIDA,
    A TUA MASSA FICOU RIQUÍSSIMA, UM PRATO PERFEITO E SAUDÁVEL, HUMMMM, AMEI A SUGESTÃO!

    BEIJÃO.......

    ResponderEliminar
  3. Olá Lina!

    Uma massa, que eu adoro, diferente do que costumo comer mas acredito que seja uma delícia. Pelo menos de aspecto assim parece:)

    Boa semana!
    Beijinhos da Formiguinha

    ResponderEliminar
  4. Oláólinda!
    Já andas a dar nas algas, mas que bem :)
    Também sou fã de algas. AS algas hiziki por exemplo ficam muito boas na paelha vegetariana, porque conferem-lhe aquele paladar a mar.
    Tenho várias paelhas na etiqueta Paelheira Elétrica.

    Agora outro assunto:
    Se puderes
    Quando puderes
    Se quiseres
    Passa lá novamente, nos comentários do Curso de Costura pois foram enriquecidos com uma temática interessante (com links incluidos):
    Mercearia Solidária
    e LETS-Local Exchange Trading Scheme.

    Vais gostar de saber mais acerca.
    Beijinhos com sabor a maresia
    (vou agora passear à praia)
    Rute

    ResponderEliminar
  5. olá,

    tem um selinho em meu blog pra você que você amarará. Passe lá.

    Prato lindo, saudável, apetitoso, faltou somente o aroma....

    ResponderEliminar